quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Lamego recebe o melhor do canto gregoriano



A cidade de Lamego vai acolher, pela primeira vez, a Semana de Estudos Gregorianos, uma iniciativa do Centro Ward de Lisboa – Júlia d´Almendra que conta com o apoio, entre outras instituições, da Câmara Municipal de Lamego.


A decorrer entre os dias 23 e 31 de Agosto, este evento de cariz nacional quer contribuir para a preservação, estudo e difusão do canto gregoriano, “supremo modelo da Música Sacra”, na opinião de S. Pio X. Para além de proporcionar a prática de canto gregoriano e polifonia, a programação que vai assinalar a Semana de Estudos Gregorianos em Lamego, compreenderá a realização de conferências, concertos e cerimónias litúrgicas.

Em simultâneo, especialistas portugueses e estrangeiros vão ministrar dez cursos de canto para formar cantores e directores de coros litúrgicos e organistas profissionais nas vertentes “acompanhamento do canto litúrgico” e “repertório de concerto”, abordando obras de grandes mestres. A Semana de Estudos também oferecerá preparação musical e pedagógica, através dos Métodos Ward e Helden, a educadores de infância, professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e professores de iniciação musical, com vista ao ensino da música a crianças em idade pré-escolar e escolar.

Os interessados devem fazer a respectiva inscrição, até ao dia 15 de Agosto, em centro.ward@sapo.pt ou através do nº 21 248 64 21. Para mais informações, visite http://www.centroward.no.sapo.pt

Sem comentários:

Lamego