sábado, 15 de novembro de 2008

De 1500 à actualidade – Cinco séculos do Bispado de Lamego .

Os últimos 500 anos da História do Bispado de Lamego é a temática de uma das exposições que assinalam, no próximo dia 15 de Novembro, pelas 15h00, a abertura oficial ao público do Museu Diocesano de Lamego Casa do Poço, uma iniciativa integrada nas comemorações das Bodas de Ouro Sacerdotais de D. Jacinto Botelho. A mostra, que resulta da colaboração entre Diocese e Museu de Lamego, no âmbito do protocolo assinado pelas duas entidades no início do ano, pretende reflectir sobre o papel e o legado dos sucessivos prelados à frente dos destinos da Diocese de Lamego.

O Bispo D. João Camelo de Madureira, o mecenas que encomendou a Vasco Fernandes o fabuloso retábulo para a sua Sé, inaugura o percurso pelos últimos cinco séculos de Bispado em Lamego, uma história mais vasta que começou no séc. VI com D. Sardinário, o primeiro Bispo documentado para a sede lamecense. De 1500 à actualidade – Cinco séculos do Bispado de Lamego poderá ser visitada até ao dia 30 de Dezembro.

1 comentário:

portugalsemcunhas disse...

Agora que o mamarracho foi inaugurado, parece que são sete cães a um osso para o gerir. Três sonsitos e sonsitas e meia, a beata maior de Lamego e umas tias muito chiques que têm uma visão de futuro para o Museu Diocesano: uns chás dançantes e meia duzia de exposiçõezitas para dar os parabéns ao senhor Bispo.

Lamego