quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Lamego: Novo hospital pronto em finais de 2010

A ministra da Saúde, Ana Jorge, presidiu, na semana passada, à assinatura do contrato de financiamento da construção do novo Hospital de Proximidade de Lamego. A unidade vai custar 42 milhões de euros e ficará pronta em 2010.

A maior parte do financiamento, no montante de 29 milhões, será assegurada por fundos comunitários provenientes do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).Na corrida à construção do complexo hospitalar estão 15 consórcios de construção civil. As respectivas propostas estão a ser apreciadas, tudo apontando para que a obra seja brevemente adjudicada.

A titular da pasta da Saúde, Ana Jorge, admite que a construção do edifício possa arrancar em meados do próximo ano, para ficar concluída 18 meses depois. Se não houver percalços, o futuro HPL poderá entrar em funcionamento em finais de 2010.O presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, realçou o empenhamento de todos os municípios do Douro-Sul na construção de um equipamento "que já deveria estar pronto há muito tempo". O autarca sublinhou, ainda, o envolvimento da autarquia a que preside na construção das infra-estruturas e dos acessos ao futuro hospital.

A nova unidade será integrada no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE. "O funcionamento em rede implica uma boa articulação", avisou Ana Jorge.A governante sublinhou que o futuro HPL, com três dezenas de camas para internamento e recobro, terá uma componente de ambulatório muito reforçada, sobretudo ao nível das consultas externas, área de dia e cirurgia de ambulatório (três salas)."Os doentes serão atendidos em boas condições de segurança. Além de levarem para casa material gratuito".

Ana Jorge acredita que, no futuro, mais de 50 por cento das intervenções cirúrgicas possam ser realizadas em regime de ambulatório, uma situação que permitirá também reduzir as listas de espera."As pessoas poderão ser tratadas mais perto de casa e da família", disse a ministra, para quem o conceito de proximidade implica mudanças de atitude.
Fonte JN

Sem comentários:

Lamego