quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Lamego prevê instalação de residência para artistas no bairro histórico do Castelo

A Rede “Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro” apresentou uma candidatura de 15 milhões de euros para a concretização de vários projectos de cooperação entre as cidades de Lamego, Régua e Vila Real, no âmbito da qual está prevista a criação de um centro de acolhimento para artistas em Lamego.
Com o objectivo de reforçar a massa crítica e os factores urbanos de competitividade e inovação, esta união de cidades pretende ainda criar gabinetes de turismo, de animação e promoção da rede e uma plataforma comum empresarial.

Caso a candidatura seja aprovada, a residência para artistas ficará alojada no Solar da Porta dos Figos, no Bairro do Castelo, assumindo a responsabilidade de fomentar as artes tradicionais e o saber tradicional, fortemente vincado na cidade de Lamego. Esta estrutura oferecerá ainda condições de vivência e trabalho, acima da média, para a vinda e estadia de artistas, nacionais e estrangeiros, no âmbito de programas de desenvolvimento cientifico e/ ou técnico ou cooperação artistica em parceria com os diversos actores da Douro Alliance, contribuindo deste modo para a diferenciação e internacionalização da rede urbana.

Mais do que um espaço de descanso, o novo equipamento deverá ser um centro de cultura, de trabalho e de criação, permitindo interagir e partilhar conhecimentos com os outros residentes, em estreita ligação com as instituições que gerem os equipamentos culturais, com as associações culturais e científicas, bem como com as empresas ligadas ao sector de produção de conteúdos.
De acordo com o processo de candidatura apresentado ao Eixo IV – Qualificação do Sistema Urbano, do programa Operacional Regional do Norte 2007-2013, o investimento previsto para a execução da residência de artistas ascende a cerca de 750 mil euros, prevendo-se a partilha de sinergias com o futuro Centro Regional de Artes Tradicionais, que ocupará o rés-do-chão do mesmo edifício, e o futuro Centro de Design da Prata a criar no âmbito da candidatura para as parcerias para a regeneração urbana.

O anúncio da apresentação da candidatura conjunta dos municípios de Lamego, Régua e Vila Real foi feito por Francisco Lopes, Presidente da autarquia lamecense, durante a realização do 2º Fórum da Cidadania Douro Alliance que decorreu na cidade de Lamego, sob o lema “O envolvimento activo dos actores na construção da cidade do Douro”. As primeiras acções de cooperação previstas totalizam 18 iniciativas que incidem sobre quatro prioridades estratégicas: construção e afirmação do eixo, promoção do desenvolvimento sustentável, reforço da atractividade e competitividade e promoção da criatividade e inovação.
A grande urbe da região do Douro pretende, por exemplo, a implementação de um plano de mobilidade sustentável entre as três cidades, que distam entre si menos de 30 quilómetros, a construção de uma plataforma intermodal no Cais da Régua e a oferta de melhor informação aos turistas. Francisco Lopes sublinha o “grande potencial” do espaço territorial do eixo urbano, assim como a “massa critica e a capacidade de inovar” que existe neste território, exemplificando com o concurso de ideias e projectos, lançado pela Douro Alliance, que recebeu cerca de 40 candidaturas, acima das expectativas iniciais.
Fonte (Site da Câmara Municipal de Lamego)

Sem comentários:

Lamego